Black Friday e sua influência nas vendas

Sua origem e impacto no mercado

Um dos dias mais aguardados do ano para os consumidores, a famosa “black friday” ocorre na última semana do mês de novembro e da a largada para as compras do final de ano. É nesse dia que lojas e marcas abaixam os preços de seus produtos por um dia com o intuito de movimentar ainda mais as vendas e conquistar cada vez mais consumidores.

Tendo origem nos Estados Unidos, a conhecida Black Friday  logo atraiu os empresários e comerciantes brasileiros a essa oportunidade, aderindo a essa febre. Tradicionalmente, a data se dá logo após o Dia de Ação de Graças, comemoração estadunidense para celebrar e ficar em família. Porém, apesar dos seus inúmeros significados com o passar dos anos, é na década de 60 que se há os primeiros registros do uso do termo como o conhecemos. Isso porque policiais da Filadélfia costumavam se referir a sexta- feira pós dia de ação de graças como ” black friday”, devido ao grande acumulo de pessoas que o feriado trazia, vindos de carro do país todo, causando um verdadeiro caos no trânsito. Assim, fazendo com que os policiais não tivessem descanso na sexta. 

Quem aproveitava o movimento causado pelo feriado eram os comerciantes, que usavam a movimentação de pessoas para fazer promoções e atrair clientes. Começava, então uma nova tradição. Apesar de ter se iniciado por volta dos anos 60, as promoções nesse período só se popularizaram pelo resto do país depois dos anos 1980, tornando-se uma das datas comerciais mais rentáveis do ano. Além disso, um dos responsáveis por fazer o nome da “Black Friday” se popularizar, era o fato de lojistas usarem a tinta preta para marcarem os lucros e a vermelha, os prejuízos. Assim, a “sexta- feira preta” passou a ser vista como uma oportunidade para lojistas e comerciantes saírem do vermelho e “entrarem no preto”. O que no Brasil é o equivalente a “entrar no azul”.

Com essa data cada vez mais perto, nós da Opção Consultoria separamos algumas dias para você empreendedor aproveitar ao máximo essa data.

Invista em uma boa plataforma de E-commerce

De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, as plataformas de E-commerce brasileiras apresentaram crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior, isso se deu, sobretudo, após o início da pandemia. Assim, é muito importante que o mercado se adapte a essa crescente demanda do mercado consumidor que prefere comprar online. Portanto, nessa data é imprescindível uma boa plataforma para realizar suas vendas.

Para isso, conte com o uso de plataformas de  E-commerce como a Tray,a líder no mercado brasileiro. Com ela você pode criar um site completo para o seu comércio, que te permitem ampliar suas vendas e estabelecer a digitalização dos seus negócios.

Além da Tray, uma das mais completas ferramentas desse ramo é a Magento. Atualmente ela é considerada uma das melhores do mercado devido a disponibilidade de um alto nível de personalização e gestãoque poucas oferecem. Além dessas duas citadas, existem algumas outras plataformas exelentes como a Dooca, a  Woocommerce e a NuvemShop.

Ofereça descontos nos fretes

Uma ferramenta que pode deixar seus produtos ainda mais atrativos e atrair ainda mais atenção do consumidor, é oferecer descontos no envio. Preços e condições de pagamento são um fator cruscial na hora do fechamento de uma compra. Portanto, além de promoções e cupons reduzindo o frete, adote a possibilidade de variadas formas de pagamento como, por exemplo, o uso do Pix.

Uma estratégia bastante utilizada por comerciantes para conseguir oferecer descontos no frete ou até mesmo a gratuidade do mesmo, é equalizar o preço do produto com o frete. Como assim? A média geral dos custos com frete dos E-commerces pode variar entre 10% e 15%. Supomos que o seu negócio gaste 11%, então você aumentará o preço de seus produtos em 11%. Dessa forma, o preço do frete estará no preço do produto, e além de não haver prejuízo para o vendedor, diminui a possibilidade de abandono do carrinho na hora da compra.

Além disso, pode-se também oferecer o frete grátis para cliente já fidelizados da loja ou “Vips”, ajudando a estreitar ainda mais os laços com sua clientela e promovendo as vendas.

Comunique-se com o seu público- alvo

Antes de grandes eventos, é necessário uma divulgação das medidas que irão ser adotadas pela empresa. Portanto, vá “preparando o terreno” com o seu cliente, personalizando a sua comunicação com o intuito de atrair a maior atenção possível para suas ofertas. O que pode ser feito através de vídeos curtos nas redes sociais como os reels no Instagram e os populares tiktoks, ambos possuem alto alcance e quebram a monotonia de publicações inanimadas. Outro recurso que pode ser utilizado é a implementação de gírias ou termos específicos do seu público-alvo. Por exemplo, se o seu negócio é de venda de jalecos, trocadilhos com termos médicos podem deixar a comunicação mais leve e dinâmica. Adote também medidas como a “Black November” e “Black Week” para dar um boost nas suas vendas do mês.

Com essas dicas da Opção Consultoria, você, empreendedor estará mais do que preparado para tirar o máximo de proveito da data comercial mais lucrativa do ano. 

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